Ide e fazei discípulos entre todas as
nações
(Mt 28, 19)
Lema: “A
juventude do sertão anunciando as boas novas de Cristo”
Regulamento
Objetivo geral:
ü Favorecer
a integração e o fortalecimento da juventude paroquial bem como os diversos
grupos existentes nas diversas comunidades, levando-os, como cristãos, a
refletir acerca de sua Fé e da Jornada Mundial da Juventude 2013 que se
realizará no Brasil.
Objetivos
específicos:
ü Entrosar
e valorizar os diversos grupos e movimentos;
ü Fortalecer
e animar a juventude paroquial, despertando o espírito missionário para o
trabalho na comunidade;
ü Estudar
e conhecer a Jornada mundial da juventude 2013;
ü Trabalhar
e refletir o Ano da Fé.
1.
Da
participação
1.1 - Poderá participar
toda a juventude paroquial engajada em algum grupo ou movimento pertencente a
sua comunidade. E membros dos diversos grupos eclesiais.
1.2 - Todos os
membros das comunidades eclesiais pertencentes à Paróquia.
1.3 - Serão
punidas as equipes que forem identificadas com membros não ativos na comunidade
ou pertencentes a outras instancias eclesiástica, bem como outras paróquias.
2.
Das
inscrições
2.1
–As inscrições serão
realizadas no período de 05 a 09 de novembro de 2012. Sendo desconsideradas as
inscrições fora desse período.
2.2
– A ficha de inscrição
preenchida e assinada por o líder da equipe e o coordenador setorial deve ser
entregue na secretaria paroquial no período de inscrições, conforme item 1.2.
3.
Local
e data de realização
3.1 -
A Gincana realizar-se-á no dia 18 de novembro de 2012, das 08 às 17 hs na
quadra do colégio Maria Auxiliadora.
3.2 –
A equipe que atrasar no horário de chegada perderá pontos.
4. Das equipes
4.1 – As equipes serão formadas por os
setores paroquiais.
4.2 – Deverão
ser compostas de 20 membros ativos nas comunidades dos setores, conforme
regulamento. A equipe que não atingir ou ultrapassar o numero de membros
perderá pontos conforme decisão dos jurados.
4.3 – No dia da
gincana só será permitido competir e fazer parte das equipes os membros que
constam na ficha de inscrição, não sendo permitido substituição ou alteração da
mesma. Caso ocorra desistência a equipe competirá com um membro a menos. Salvo
motivos superiores devidamente comprovados a mesa julgadora.
4.4 – Cada
equipe deverá eleger um líder e um vice-líder.
4.5 - Cada
equipe receberá uma cor de identificação e não terá direito de mudar ou trocar.
A distribuição das cores acontecerá mediante sorteio na data de entrega do
regulamento.
4.6 – Todos os
membros das equipes deverão esta devidamente credenciado, crachá e camiseta
referente a sua cor. Sendo punida a equipe que não cumprir com esse item ou no
momento da gincana for identificados membros nessas situações.
4.7 – O
respeito entre as equipes, o silêncio e a participação é de fundamental
importância, sendo punida a equipe que não cumprir com esse item.
4.8 - Cada
equipe deverá organizar um QG com o nome da equipe e caracterizado com a
cor,
e deverá permanecer limpo e organizado durante toda a realização da
gincana, sujeito a perca de pontos.
4.9 – Para cada equipe será
designado um monitor e guia para auxiliar e fiscalizar a equipe junto a
organização.
4.1.1 - O setor São Pedro devido a sua pequena extensão territorial ficará
unido ao setor São Lucas. As equipes são: São Lucas + São Pedro, Santo Elias,
São João, São Marcos, São Paulo e São Mateus totalizando um numero de 6
equipes.
5.
Do líder
5.1 – Caberá
somente ao líder ou a vice-líder,acompanhado do monitor,as reclamações e
esclarecimentos junto a mesa julgadora e por escrito, sendo ignorados e sujeito
e a perder pontos os incômodos por terceiros.
5.2 - Os
lideres deverão estar presentes tanto para receberem a tarefa surpresa, como
para apresentarem o cumprimento dela no prazo determinado. A equipe que não
apresentar a tarefa surpresa no tempo estipulado, não cumprirá a tarefa e
perderá pontos.
5.2 – O líder e o vice-líder deverão
esta bem identificados, com uma faixa de capitão no braço referente a sua cor,
e visíveis nas equipes e são eles os responsáveis por todos os membros
pertencentes a equipe.
5.3 – Deverá zelar por a paz e o
respeito entre equipes e torcidas.
6. Dos monitores e auxiliares
6.1 –Acompanhar e fiscalizar a
equipe durante toda a gincana.
6.2–Deverão fiscalizar, auxiliar e
orientar a equipe quanto a organização da gincana.
6.3 – Acompanhar o líder ou
vice-líder nas reclamações, queixas ou dúvidas junto à mesa julgadora.
6.4 – Fiscalizarão a preparação das
atividades surpresas.
6.5 – Em momento nenhum o monitor
poderá ajudar, palpitar ou sugerir algo para a equipe, ficando assim a
responsabilidade de um monitor fiscalizar o outro.
6.6 – Caso identifique
irregularidade ou fraude por parte da equipe o monitor deverá de imediato
comunicar a mesa julgadora para as devidas providencias.
7. Das tarefas
7.1 – As tarefas terão cunho formativo levando as
diversas equipes as refletir os objetivos: geral e especifico.
7.2 – As tarefas serão dividas em dois grupos: As
tarefas previas e as tarefas surpresas.
7.3 – As tarefas prévias vão em anexo a esse
regulamento e deverão ser preparadas com antecedência por as equipes. Os
membros da comunidade podem ajudar a prepará-las mais na apresentação só serão
permitidas as pessoas inscritas.
7.4 – As tarefas surpresas só serão entregues no
momento da execução e não poderá ter a participação de terceiros, caso isso
aconteça a equipe será desclassificada na prova e perderá pontos.
7.5 – Dentre as atividades surpresas surgirão
perguntas para serem respondidas, elas serão elaboradas conforme os objetivos,
geral e especifico.
7.6 – Cada equipe deve na folha de inscrição indicar
duas pessoas que devem estudar para responderem as perguntas que surgirem.
Somente elas poderão responder. Substituição só acontecerão conforme
regulamentos e aprovação da mesa julgadora.
7.6 – O não cumprimento de uma das atividades
implicará perca de pontos para a equipe. Assim todos deverão se esforça ao máximo
para o cumprimento de todas as tarefas.
7.7 – O tempo estabelecido para cada atividade, prévia
ou surpresa, deverá ser rigorosamente obedecido implicando a desclassificação
da prova por parte da equipe.
7.8 – A tarefa das vendas das rifas não tem numero
estipulado de bilhetes nem de venda. Serão entregues 100 bilhetes as equipes,
mas caso seja vendidos as equipes podem pegar mais. Quanto mais bilhetes forem vendidos
mais pontos a equipe fatura.
8. Da pontuação
8.1 - As tarefas prévias terão
pontuação fixa e todas as equipes que cumprirem pontuará. Nas tarefas surpresas
apenas a melhor equipe pontuará.
8.1 – Algumas atividades Prévias terão pontuação extra
para a equipe que tiver a melhor a apresentação. Estão explicitas na folha de
atividades.
8.1 – Algumas atividades surpresas tal como as
perguntas terão pontuação fixa, assim marca ponto quem conseguir acertar ou
cumprir a atividade. Também a tarefa previa da venda de bilhetes obedecerá esse
critério.
9. Dos resultados
9.1 – Após o termino da gincana os jurados
apresentaram a pontuação e a colocação de todas as equipes.
9.2 – Todas as equipes receberão copias e toda a
pontuação das fichas dos jurados para simples conferencia.
9.3 – Caso haja empate na pontuação os juízes da mesa
votarão nas equipes que segundo eles melhor participou.
10. Da mesa julgadora
10.1 – Será composta de 5 pessoas devidamente
capacitadas e instruídas e que não tenham vinculo ou relação direta com as
comunidades e grupos da referida paróquia.
10.2 – Será eleito dos 5 juízes de provas um líder
para a mesa julgadora.
10.3 – Cabe ao líder da mesa conduzir e liderar os
trabalhos, tomar decisões em conjunto com os demais juízes e caso haja empate
nas provas desempatar.
10.4 – Caso ocorra casos que não consta nesse
regulamento cabe a mesa analisar e Julgar. Ficando livre para qualquer tipo de
decisão. Assim os jurados tem liberdades para julgar todos os caso apresentados.
11. Das reclamações e denuncias
11.1 – As reclamações e denuncias só serão aceitas
caso existam comprovações (fotos, vídeos, gravações etc). Sem esses recursos
ficam livre para a mesa aceitar ou recusar.
11.2 – As punições aplicadas irão de perca de pontos a
eliminação da equipe conforme decisão da mesa julgadora.
12. Da premiação
12.1 – Será premiado o primeiro e o segundo lugar
conforme ordem:
·
Primeiro lugar: troféu e medalha.
·
Segundo lugar: medalha.
12.2 – Todas as equipes participantes gozaram de uma
culminância em uma chácara como forma de comunhão fraterna.
13. Da comissão organizadora
13.1 – Será formada por os seminaristas que atuam na
paróquia e pessoas vindas de outras paróquias da diocese.
13.2 – No dia da realização da gincana a equipe
organizadora bem como os monitores estarão caracterizados por a cor preta.
Ficando assim proibido o uso de camisas nessa cor por parte de terceiros
sujeito a punição.
13.3 – Somente a organização poderá ter acesso direto
a mesa julgadora. Salvo por os lideres acompanhados de seu monitor.
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